O AEIV (Agrupamento de Escolas de Infias, Vizela), com sede na Escola Básica e Secundária de Infias,Vizela, criado em 2006/2007 alicerça a vida escolar, num percurso centrado nas aprendizagens curriculares e no respectivo Projeto Educativo.
Nos 16 anos de existência, promoveu uma verdadeira comunidade educativa, preocupada com valores centrados na busca da felicidade da sua comunidade educativa.
Ao longo destes anos, de caminhada coletiva a trajetória educacional do agrupamento de escolas de Infias, Vizela abriu à comunidade educativa horizontes que permitiram alimentar voos em busca de sonhos. Foram anos de conquistas e vitórias para que a educação pública tenha o seu espaço e cumpra a missão de formar verdadeiros cidadãos para a sociedade.
O vínculo construído, entre o agrupamento e a comunidade, com as inúmeras instituições que connosco cooperaram e cooperam alavancou, desde sempre, o crescimento educacional deste agrupamento. Este vínculo revela que se pode unir a escola e a comunidade para extrapolar os limites da ação pedagógica, aproximando o currículo e a história do território, com vista a instituir um certo sentido de educar, capaz de promover reparações históricas que desejo para o agrupamento.
Deste ponto de vista, é legítima a necessidade de criar uma identidade para a organização escolar que lidero, no sentido em que considero esta pretensão um processo salutar de mudança, com potencialidades na exploração de novos roteiros de aprendizagem. Assim, é de inteira justiça a minha proposta, enquanto Diretora do Agrupamento de Escolas de Infias, Vizela, da denominação, doravante, do agrupamento de “Agrupamento de Escolas de S. Bento, Vizela”.
Propor o nome do patrono de Vizela, para o agrupamento, decorre do facto de haver uma ligação histórico-social e de devoção do povo de Vizela ao Santo padroeiro como, também, na ligação deste à causa da educação. Estas razões prendem-se com o culto de São Bento, no Vale do Vizela, que segundo o investigador Padre de Jesus Avelino da Costa, remonta à idade média, data anterior a 1192, uma vez que, na referida data, São Bento já tinha dado o nome ao Monte: “subtus monte de Sancto Benedícto, discurrente flumen Avizella” e ao facto das famílias nobres de Roma mandarem os seus filhos estudar nos mosteiros fundados por São Bento. As relações valorativas e “A Regra de São Bento” (Regula Monasteriorum) vigentes nos mosteiros beneditinos, enquanto locais de ação pedagógica, são de facto de uma atualidade ímpar, já que “A regra” prioriza, entre outras, as dimensões: silêncio, trabalho e agir, no sentido da solidariedade e caridade social. A vara na imagem de S. Bento representa a “disciplina” entendida atualmente como saber ser e saber estar e assim sendo, baluarte de cidadania que pretendemos que os nossos alunos alcancem.
Assim, na qualidade de Diretora do Agrupamento de escolas de Infias, Vizela, de acordo com a Lei de Bases do sistema educativo, Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro, o Decreto-Lei n.º 299/2007, de 22 de agosto e o Decreto-Lei n.º 387/90, de 10 de Dezembro, solicito parecer à proposta que apresento.
Infias, 06 de dezembro, de 2021
Rosa Carvalho – Diretora do aeSB
Logotipo
> a vermelho está representada a vara de S. Bento (este arco foi desenhado através da construção cuja hipotética continuação numa sucessão de quadrados de circunferência nos permitiria uma aproximação à espiral logarítmica);
> abaixo está representado o arco da ponte romana; este arco e o que lhe é oposto indicam o símbolo universal do humanismo;
> as partes retangulares configuram o edifício da escola sede;
