Hoje, dia 27 de janeiro, o Grupo Disciplinar de História, em colaboração com os alunos do 9.º ano e da turma do 12.º B, irá marcar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto com uma iniciativa de grande importância e simbolismo.
Como forma de recordar e honrar as vítimas deste trágico período da História, foi recriado um armazém de saque de um campo de concentração nazi, onde estão expostos itens que os judeus levavam nas suas malas. Estes objetos foram dispostos por categorias, tal como eram organizados na época, para transmitir, de forma o mais realista possível, a banalização da crueldade e o desrespeito pela dignidade humana.
Além disso, os alunos elaboraram cartazes com breves biografias de alguns sobreviventes judeus e de alguns heróis que, com grande coragem, salvaram milhares de vidas. Estes homens e mulheres são hoje reconhecidos como Justos entre as Nações, um título que homenageia aqueles que, ao arriscar as suas próprias vidas, salvaram outros da morte certa.
Para homenagear os milhões de vítimas do Holocausto, os alunos do 9.º ano elaboraram um Manifesto onde reafirmaram o seu compromisso com a defesa da dignidade, do respeito e dos Direitos Humanos. Este documento, lido em todas as turmas da nossa Escola, foi acompanhado com a exibição de um breve vídeo com o testemunho de um sobrevivente do Holocausto.
Num mundo, ainda marcado por desigualdades e preconceitos, este é um momento de grande importância para refletirmos sobre o passado e construirmos sociedades mais justas, mais pacíficas e tolerantes.
Convidamos toda a comunidade escolar a juntar-se a nós, nesta ação de Memória em honra das Vítimas do Holocausto.
Pelo presente e pelo futuro, vamos manter viva a memória do passado. Não podemos esquecer, não podemos permitir que se repita!
Prof.ª Cláudia Pereira da Silva
Prof.ª Paula Pinto






