Bruxelas – Uma aventura inesquecível

Avatar de aeSB
Bruxelas – Uma aventura inesquecível

No dia 20 de março, no âmbito da disciplina de EMRC e de inglês, os alunos do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de S. Bento, Vizela, embarcaram numa viagem de três dias à chamada “capital da Europa”, isto é, Bruxelas.

Logo no primeiro dia, visitámos o Parlamento Europeu e fomos acompanhados a uma sala pelo Dr. António Figueira que nos explicou o funcionamento e a importância deste órgão legislativo da União Europeia e conseguimos ver o lugar onde se sentam os cerca de 730 eurodeputados da União Europeia. Dedicámos o resto do dia a percorrer as encantadoras ruas de Bruxelas, maravilhando-nos com a Grand-Place, local predileto da cidade, onde se encontra o magnífico Hôtel de Ville e visitámos ainda as Galeries Royales Saint-Hubert, construídas no século XIX. Por último, fomos ao encontro do famoso “Manneken Pis”, um dossímbolos da cidade.

No dia seguinte, tivemos o privilégio de visitar o Comité das Regiões Europeias, onde nos encontrámos com o Dr. Paulo Rocha que nos elucidou sobre a União Europeia, bem como as suas regiões, e ainda abordámos alguns assuntos atuais. Posteriormente, descolocámo-nos ao Palácio Real de Bruxelas, sede da monarquia constitucional da Bélgica e, após esta paragem, visitámos a Catedral Saints Michel et Gudula, uma das maravilhas do estilo gótico, construída entre os séculos XI e XVI.

No dia 22 de março, realizámos as nossas últimas paragens, a primeira no Atomium, símbolo emblemático da cidade, quer pela sua arquitetura, quer pela experiência única que proporciona no seu interior, misturando a arte com a ciência. Após o almoço, percorremos novamente as ruas de Bruxelas, desta vez, à procura de souvenirs e aproveitámos para saborear as conhecidas gauffres.

No último dia, pela madrugada, foi tempo de nos despedirmos de Bruxelas, mas de abraçarmos as memórias, o conhecimento e o convívio que esta pequena aventura nos proporcionou. Foi uma viagem onde, rodeados de cultura, vivemos verdadeiramente o lema da União Europeia, “Unidos na Diversidade”.

Maria Inês Taveira (10B) e Ana Luísa Silva (10B)