Decorreu no auditório 1 do agrupamento de escolas de S. Bento, Vizela, no passado dia 03 de fevereiro de 2025, a formação “Cibersegurança: Como ajudar os filhos”. A organização do evento resultou de um convite efetuado à Guarda Nacional Republicana de Vizela, na pessoa do Sr. Comandante Luís Pires e foi dinamizada pelo Sargento Marques (doutorando na área da cibersegurança e docente universitário da mesma área).
No evento estiveram presentes a Direção do agrupamento e representantes da Associação de Pais, do Programa Nacional de Promoção de Sucesso Educativo, da CPCJ e a Presidente do Conselho Geral. A abertura do evento foi efetuada pelo Diretor do agrupamento, professor Filipe Gonçalves, salientando que “num mundo cada vez mais digital e virtual, e onde a escola não é exceção, em que vivemos conetados, como se a internet fosse uma extensão natural do nosso corpo, esquecemo-nos de pensar no que acontece nos seus bastidores. E é aí que entra a cibersegurança. A internet é como tudo na vida real, existem lugares seguros e outros nem tanto. Temos de ter consciência que as nossas informações pessoais estão constantemente em circulação e que proteger esses dados é proteger quem somos”. A iniciativa teve a presença da Sra. Vereadora da Educação, Vice-presidente da Câmara de Vizela, Dra. Agostinha Freitas, que enalteceu a iniciativa, quer pela pertinência, quer pela urgência da temática, uma vez que todos os nossos jovens estão expostos aos riscos da internet e alertou para a necessidade da comunidade educativa fomentar a segurança dos alunos nas redes sociais e na internet. Coube ao Sr. Comandante Luís Pires, da GNR de Vizela, apresentar o palestrante e o currículo do Sargento Marques.
O evento contou com um auditório cheio de pais e encarregados de educação que enriqueceram a ação com a sua ativa participação. Após a apresentação dos conteúdos e alertas relativos à cibersegurança, feitas pelo Sargento Marques, houve espaço para os pais e encarregados de educação esclarecerem dúvidas, partilharem estratégias de cibersegurança e experimentarem plataformas de cibersegurança.
A Direção do agrupamento agradece ao Sr. Comandante Luís Pires e ao Sargento Marques pela disponibilidade e pela excelente qualidade da ação que a todos proporcionaram.




