Atividade > 1 dia no 5.º ano

Avatar de aeSB
Atividade > 1 dia no 5.º ano

No dia 30 de abril, os alunos do 4.º ano do aeSB foram recebidos com muita alegria e entusiasmo na escola sede do Agrupamento, no âmbito da atividade “1 dia no 5.º ano”.

Durante a manhã tiveram a possibilidade de realizar diversas atividades, nas áreas de português, matemática, ciências naturais, ciências físico-químicas e TIC.

Em físico-química, conheceram os laboratórios e, acompanhados por alunos do 12.º ano (turmas A e C), fizeram um pega-monstro e tiraram as suas impressões digitais, sempre com grande entusiasmo. Já no laboratório de ciências naturais, procurou-se estimular o gosto pela aprendizagem em áreas tão diversas como a geologia, o estudo da natureza e do corpo humano. Os nossos alunos do 7.ºB e 8.ºC foram os monitores deste percurso onde aprender a observar o ambiente foi essencial.

Visitaram a sala da matemática, na qual foram desafiados a pôr à prova as suas destrezas na realização de jogos didáticos que, tal como a matemática, visam promover a criatividade, a estratégia, a concentração e o raciocínio lógico dos alunos. Viveram-se momentos de diversão e, por vezes, de alguma euforia e competição.

Na sala de português, os alunos foram desafiados, através de uma forma lúdica, a realizarem a atividade “Gicacodilo”, ou seja, foi-lhes apresentado um desenho de um animal que resultou da mistura de três animais e dentro do corpo deste encontrava-se a descrição poética do mesmo. Assim, os alunos, em grupo, foram convidados a desenhar um novo animal e a descreverem o mesmo à semelhança do exemplo apresentado. A atividade estimulou a criatividade dos alunos, levando-os a quererem ficar mais tempo na sala para terminarem os trabalhos.

Já na biblioteca, no âmbito da disciplina de TIC, os alunos exploraram a realidade aumentada através da aplicação QUIVER: depois de colorirem os seus desenhos, puderam vê-los ganhar vida em 3D. A experiência foi ainda enriquecida com o uso de óculos de realidade virtual, proporcionando momentos de descoberta e entusiasmo num ambiente tecnológico e educativo.

Esta atividade teve como objetivo facilitar a transição entre ciclos e dar a conhecer os espaços e as dinâmicas da nova escola.