Projeto Sustentabilidades

Avatar de aeSB
Projeto Sustentabilidades

Edição 2024/2025

A equipa de cinco alunos do 12ºC (João Ferreira, Diogo Silva, Rodrigo Antunes, Diogo Lima e Ricardo Gomes), do Curso de Ciências Socioeconómicas, do Agrupamento de Escolas de S. Bento, Vizela, foi vencedora do Debate “Inteligência Artificial: oportunidades para a melhor gestão dos recursos públicos”, inserido no Projeto Sustentabilidades, promovido pelo Tribunal de Contas (TC). 

A participação destes alunos na 2.ª edição do Projeto Sustentabilidades constituiu um notável exemplo do que em Teoria dos Jogos se denomina de jogos de soma positiva, uma vez que ganharam os alunos e ganharam as instituições envolvidas, ou seja, o aeSB, Vizela e o TC. 

Os alunos expandiram a noção de educação. Educação não é só Escola. Visões demasiado situadas na Escola, em que a Escola é o centro de tudo, esquecem o resto. Esquecem, por exemplo, que Educação é também Educação não formal ou Educação informal. Há outras formas de Educação na Escola, como por exemplo, os clubes, os programas, os projetos, etc., que aportam outras importantes competências para além das consagradas no currículo formal.

Os alunos desenvolveram competências transversais. Por exemplo, melhoraram o relacionamento com os outros, aperfeiçoaram o acesso à informação, afinaram a comunicação, o saber respeitar o adversário, o saber argumentar, o saber contra-argumentar e o saber-estar.

Os alunos cresceram no capítulo da colaboração. Colaborar, aprender em conjunto, em rede é mais proveitoso do que “cada um por si e salve-se quem puder”. A colaboração cria mais frutos, e além de criar mais frutos, cria o sentimento de pertença, um bom ambiente, uma empatia, o respeito que a competição não cria. 

Institucionalmente esta participação levou ao TC uma amostra competentíssima do valioso alfobre escolar do aeSB, Vizela, suscetível de entabular ideias criativas e produtivas da utilização do conhecimento e das tecnologias, em particular da Inteligência Artificial. Ao mesmo tempo abriu ao aeSB, Vizela, a possibilidade dos seus alunos participarem num relevante projeto educativo, que aporta valiosas competências extracurriculares determinantes para o alargamento e aprofundamento do conhecimento geral dos alunos, suscetíveis de promover a desejada pluralidade das inteligências, das sensibilidades, das culturas e dos saberes.

Prof. Victor M Santos