No âmbito do “Projeto Vamos Partilhar”- Tradições Locais e do Mundo, o Grupo de Educação Especial, em colaboração com o Grupo de EMRC, envolveram os alunos e pais, numa tentativa de fazer renascer a tradição do “Pão Por Deus”, que se festeja no dia 31 de outubro.
Reza a história que a tradição do “Pão por Deus” tem origem num ritual pagão, sendo disseminada com o terramoto de 1755. Nessa noite, a população mais pobre terá aproveitado para sair às ruas e bater à porta dos mais afortunados, e, assim, mitigar um pouco a fome. A tradição manteve-se ao longo dos tempos com duas alterações significativas: o “peditório” passou a ser feito apenas por crianças e, em vez de pão, os donos das casas dão também bolinhos, romãs, frutos secos e doces. Esta tradição ainda se mantém no sul do país e nas ilhas.
Os alunos fizeram com os pais um saco alusivo à festividade, montando uma exposição com estes. Foram igualmente realizados trabalhos de pesquisa sobre o tema e desenvolvidos trabalhos de expressão plástica.








