O Agrupamento de Escolas de S. Bento marcou o Dia Mundial da Poupança, celebrado anualmente a 31 de outubro, com uma série de iniciativas inovadoras que envolveram alunos, professores e instituições do ensino superior.
O evento visou promover a literacia financeira, incentivando hábitos de poupança responsáveis e sustentáveis.
A manhã começou com palestras dinamizadas por especialistas/alunos da Universidade do Minho, Instituto Politécnico da Maia e Escola Superior de Tecnologia de Fafe, que explicaram aos alunos de 3.º ciclo e Ensino Secundário conceitos básicos como juros, orçamento familiar e a importância de poupar, além de outros conceitos financeiros.
O 11A promoveu a atividade “Monopólio da Vida” que levou os alunos do 9.º ano a uma simulação do dia a dia onde os alunos usaram moeda fictícia para “comprar” itens, aprendendo a diferenciar necessidades de desejos e a negociar preços.
As alunas e professor da Escola Superior de Tecnologia de Fafe (Instituto Europeu de Estudos Superiores) dinamizaram uma sessão para os delegados e subdelegados das turmas do 2.º ciclo. Cabe agora aos representantes de turma, numa aula de Cidadania, disseminar a informação relativa à importância da poupança.
As alunas do Instituto Politécnico da Maia desenvolveram um conjunto de atividades muito dinâmicas, utilizando pequenos jogos e discussão em grande grupo sobre a importância da poupança.
Já o professor Paulo Sousa dinamizou uma palestra de sensibilização dos alunos do ensino secundário (10.ºA, 12.ºA e 12.ºD).
A iniciativa contou com a participação de cerca de 200 alunos e envolveu toda a comunidade escolar.
Agradecemos a participação das entidades de ensino superior na dinamização destas atividades sobre uma temática tão importante como a literacia financeira.










