Dia 10 de dezembro, pelas 18h30, a Escola Básica e Secundária de S. Bento recebeu a Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma sessão dirigida aos pais/encarregados de educação, focada na prevenção do crime juvenil, bullying e cyberbullying, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com várias turmas da Escola sede do Agrupamento.
Nesta ação foram esclarecidos temas fundamentais, como a responsabilidade legal dos pais e dos jovens, a aplicação de medidas tutelares e de proteção, e o Estatuto do Aluno e Ética Escolar. Falou-se sobre bullying e cyberbullying, sinais de alerta, nas vítimas enos agressores, reforçando que estes últimos também precisam de apoio, falou-se das consequências e, sobretudo, do papel fundamental que a família desempenha na prevenção. O cyberbullying foi destacado como especialmente perigoso, pela exposição contínua da vítima.
A GNR sublinhou ainda a supervisão parental, especialmente no uso dos telemóveis, como uma das formas mais eficazes de proteção, e mais fácil quando as regras são claras desde o início.
Agradecemos à GNR toda a informação partilhada, a parceria e colaboração com a Escola e a todos os pais que estiveram presentes. Deixamos o convite para que mais encarregados de educação se juntem a nós nas próximas iniciativas.
O envolvimento da família é a chave para construirmos juntos uma comunidade escolar mais segura, consciente e preparada.
Família e escola juntos fazem a diferença na proteção e no bem-estar dos nossos jovens.
Psicóloga Sofia Ribeiro






